Blog de museubrasil

O Carnaval de 1987 e o bloco “Sôdade do Cordão”. Celebremos Villa-Lobos!

Há 30 anos o Museu Villa-Lobos preparava uma grande festa. Era o centenário de nascimento do grande maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Uma série de eventos foram organizados e as comemorações guardavam profunda conexão com as notas vibrantes e coloridas, típicas dos festejos carnavalescos, que embalaram a cidade do Rio de Janeiro naquele Carnaval.

A flora brasileira pelo olhar do botânico alemão Von Martius

Foi inaugurada no último sábado, 04 de fevereiro, no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, a exposição O mapa de Von Martius ou Como escrever a história natural do Brasil.

Concebida para comemorar os 200 anos da chegada da Missão Austríaca – expedição científica que acompanhou a vinda da Imperatriz Leopoldina por ocasião de seu casamento com o futuro D. Pedro I – a exposição apresenta cerca de 50 paisagens, além de mapas e outras estampas.

Um seringal na memória histórica e afetiva do amazonense

Em abril de 2004 o Jornal do Comércio de Manaus publicava, com dedicado vagar, o roteiro da visita a um dos museus de sua cidade. O entusiasmo não era desprovido de razões. Com acesso realizado estritamente por via fluvial, seria a primeira vez que o Museu do Seringal Vila Paraíso, inaugurado em 2002 e localizado no Igarapé São João, um afluente do Igarapé do Tarumã Mirim, ficaria aberto à visitação pública.